top of page

MANUTENÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE MICRO

          A formatação de um disco magnético é realizada para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco, criando assim estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada e recuperá-los mais tarde.

 

Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A

formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático: basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.

 

Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado, em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive alguns que não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução. O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador. Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos). O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais). Ações preventivas de manutenção de computador podem evitar que seja necessária a formatação.

 

 

Com o passar do tempo, o Windows pode deixar de ser tão rápido quanto nos primeiros dias. Ou então um programa pode ter causado um problema inesperado na sua máquina. Outra situação é uma infecção por vírus. Para todos esses e outros casos, você pode restaurar o sistema ou formatá-lo, mas qual a diferença? O que é melhor? Entenda!

 

Restauração do Sistema

Com a restauração, você vai fazer o Windows voltar no tempo e desfazer as alterações realizadas por alguma infecção causada por um vírus mais simples ou por algum programa mal comportado. Seus arquivos não serão perdidos.

 

Restauração

Um Ponto de Restauração do Sistema é criado regularmente pelo Windows, por algum programa (geralmente durante a instalação) ou manualmente. A Restauração do Sistema faz uso de um recurso chamado Proteção do Sistema.

 

Leia mais: 5 maneiras de acelerar seu computador com Windows 8

Esse recurso cria e salva regularmente pontos de restauração que contêm informações sobre as configurações do Registro do sistema e outras informações que o sistema operacional usa. Ela mantém seus documentos, como fotos e e-mails, porém há uma ressalva.

 

Um ponto de restauração não serve como backup para arquivos pessoais, que podem não estar mais disponíveis após restaurar o computador caso você o tenha apagado ou em caso de danos ao arquivo. Restaurar o sistema para recuperar o arquivo não vai adiantar.

 

Formatação do computador

Uma formatação vai apagar tudo e reinstalar o sistema do zero. Todos os seus arquivos e configurações serão perdidos, caso não tenha realizado backup. O Windows será instalado de maneira limpa e tudo deverá ser reconfigurado.

 

Restaurando o sistema

Restauração do Sistema

Tanto o Windows 8 quanto o Windows 8.1 vêm com ferramentas de restauração e também formatação nativamente. Para versões anteriores ao Windows 8, você pode apenas realizar a chamada Restauração do Sistema de forma nativa. A formatação nesses casos requer a mídia de instalação do sistema.

Marketing Digital

© 2023 por O FAZ-TUDO Ltda. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page